Ensino Fundamental

A compreensão de que conhecer é o processo e o resultado da ação dos homens sobre o mundo, traz uma nova visão e um novo compromisso da prática pedagógica que promova o aluno enquanto sujeito na construção do conhecimento.

Novas concepções sobre o conhecimento e sobre o currículo vêm sendo repensadas em toda a escola, auxiliadas por uma reflexão pautada numa abordagem sócio-interacionista, organizando o conteúdo como orientador de um fazer pedagógico que abra a possibilidade de conhecer, compreender e transformar. Os conteúdos de ensino devem estar num conjunto de conhecimentos que se articulem, que sejam significativos, que revelem o patrimônio culturalmente elaborado e que desafiem o aluno a desenvolver competências e habilidades, num processo dialético e emancipatório que devem organizar uma educação democrática.

A seleção e a organização dos conteúdos deve garantir uma proposta de trabalho coletivo e individual, que promova o desenvolvimento cognitivo pelo exercício do pensar, numa nova forma de sentir e ser cidadão, de um saber fazer com competência e solidariedade, num constante movimento de construir um conviver harmonioso.

O conhecimento e a capacidade de conviver são indispensáveis para o sucesso do ser humano. Baseado no conhecimento e nas relações de convivência, o Colégio Dom Bosco Premium, tem no seu Ensino Fundamental atividades curriculares e extracurriculares que desenvolvem as atividades cognitivas, sociais e afetivas de seus educandos. Do 1º ao 9º, são desenvolvidos trabalhos e projetos apropriados a cada faixa etária, que procuram sempre desafiar, motivar e estimular o desejo de saber e reforçar a decisão de aprender.
Pesquisa de campo, práticas esportivas, uso orientado de informática e dos multimeios, estudo de línguas estrangeiras, expressão corporal, passeios de estudo, incentivo às ações solidárias, valorização das habilidades individuais e grupais... são aspectos presentes na prática pedagógica do Colégio Dom Bosco Premium. Tudo isso nos leva ao desenvolvimento integral do educando, preparando-o para enfrentar os desafios e opções da juventude.