Ensino Infantil

A Educação Infantil compreende a primeira etapa da Educação Básica. Visa proporcionar um espaço social lúdico e cognitivo, para que a criança possa se desenvolver dentro de um processo contínuo, humanitário e cognitivo. Pretende, também, despertar na criança a consciência da cidadania para que esta se torne sujeito crítico e participativo. Para isso, é preciso desacomodar-se, buscar o “inédito viável” proposto por Paulo Freire, ou seja, uma educação possível de ser concretizada, cheia de significados para todos os envolvidos no processo educativo. Porém “desacomodar” não é fácil, muito tem que se lutar para isso, começando por nós mesmos, pelo nosso próprio fazer pedagógico.

 

O Colégio Dom Bosco Premium acredita que o caminho percorrido pela criança, desde que ingressa na escola até se transformar em adulto, é intensamente influenciado pelas condições familiares, emocionais biológicas e intelectuais em que ela vive. Nesse sentido, o trabalho da Educação Infantil leva em consideração toda a bagagem que a criança traz. As crianças em idade infantil estão “conhecendo o mundo” (Freire,1992), sentindo, identificando-se e envolvendo-se cada vez mais com o meio em que vivem. Despertar a curiosidade em relação ao contexto é possibilitar a construção do conhecimento a partir da realidade. As atividades pedagógicas procuram atender as diferenças individuais indo ao encontro de cada criança, considerando e respeitando o seu potencial emocional e suas capacidades intelectuais. Baseamo-nos em três perspectivas teórico-metodológicas contemporâneas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo. 

 

Nossa proposta parte da realidade da criança para a formação de hábitos e atitudes, da vivência das regras sociais para o cultivo de uma convivência social harmoniosa, de modo que a criança, no seu desenvolvimento bio-psico-social e cognitivo, exercite a expressão de ideias, possibilitando canalizar e transformar a realidade, experimentando, gradualmente, a liberdade e participação, inserindo-se contínua e sistematicamente no mundo da leitura e da escrita.

Nossa proposta parte do pressuposto de que as crianças produzem cultura ao mesmo tempo em que são formadas na cultura em que estão inseridas. Assim, tomamos como ponto de partida as experiências e os conhecimentos que elas vivenciam e dos quais se apropriam em seu universo sociocultural.

Promovemos a ampliação dessas experiências de apropriaçäo e criação em relação à vida cotidiana, à arte e ao conhecimento científico. Dessa forma, a criança desenvolve produtos da cultura escrita, como livros, almanaques, e, aos poucos, constrói conceitos fundamentais para seu processo de aquisição de leitura e escrita. Para isso, são propostos jogos e brincadeiras que estimulam os atos de pensar, cooperar, trocar, respeitar e também o interesse da criança em explorar o mundo.